Gestão Ambiental
Poluentes químicos do ar incluem uma variedade de substâncias criadas através da combustão, tais como óxido de nitrogênio, dióxido de carbono, chumbo e enxofre.
Para ir ao trabalho utilize sempre que possível o transporte público. Se não for possível, tente ir sempre de carona com algum colega de trabalho. Se puder ir a pé ou de bicicleta, será ainda mais perfeito, pois além de fazer exercício físico você contribui para a redução da emissão de poluentes.
Regule o motor de seu veículo periodicamente, já que motores desregulados consomem mais combustível e, dessa forma, emitem uma quantidade maior de poluentes. Além disso, pneus bem calibrados proporcionam um melhor desempenho para o seu veículo e, dessa forma, um menor consumo de combustível.
Evite qualquer produto que tenha em sua composição Cloro Flúor Carbono (CFC), pois esta combinação é a principal causadora do buraco na camada de ozônio.
Evite qualquer forma de queimada. Muitas pessoas costumam recolher folhas secas e outros resíduos em seus pátios para depois atear fogo em tudo. Esta fumaça é extremamente prejudicial para o ambiente.
Tecnologias atuais de controle da poluição química do ar.
Já existem projetos de veículos elétricos híbridos desenvolvido pela Toyota, que possuem um motor a combustão interna e outro elétrico e fazem o autogerenciamento da energia, ora utilizando o motor de combustão interna, ora utilizando a energia regenerada nos freios, a partir do motor elétrico e acumulada em um banco de baterias. Os veículos utilizados nos testes são monitorados e avaliados para demonstrar a redução das emissões provocadas pela utilização desta tecnologia, que levará à formulação de políticas públicas de incentivo à substituição da gasolina pelo etanol e às novas tecnologias apresentadas.
Nas industrias existem as tecnologias para reduzir a poluição química como; precipitadores eletrostáticos, filtros de mangas,