Gestão Ambiental
Técnico Segurança do Trabalho
GESTÃO AMBIENTAL
Aluna : Cláudia Regina Dias Vitorino
LIXO
O lixo é resíduo de objetos ou materiais sólidos gerados por meios domésticos,industrial,hospitalar e comercial que sejam inúteis, supérfluos ou perigosos e q devem ser descartados . A diferença entre lixo e material reciclável é que o lixo ñ possui reaproveitamento (papel toalha/higiênico, grampos,tomadas,espelho etc.) e matérias recicláveis possui (papelão,arame,PVC, potes de vidro e orgânicos).
COLETA SELETIVA
É impossível não gerarmos lixo , mas podemos diminuir essa produção com a coleta seletiva.
Na coleta seletiva os resíduos recicláveis seguem para a reciclagem ou para destinação ambiental correta, evitando o desperdício de descartes de materiais lucrativo e recicláveis em aterros sanitários ou lixões.
No Brasil foi criado o Decreto Nº 5.940 , de 25 de outubro de 2006 onde “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.”
A coleta seletiva pode ser realizada por uma pessoa sozinha ou por um grupo de pessoas (catadores organizados em cooperativas ou associações,condomínios,escola,cidade etc.), contanto que haja um planejamento cuidadoso.
Uma forma fácil e prática de implantação de coleta seletiva é a utilização de lixeiras seletivas, onde cada material é depositado