Gestão ambiental
Orientações: * Síntese entre 40 e 50 linhas. * Referências de acordo com as normas da ABNT. * Linguagem clara e objetiva.
A música, absurdo, da Vanessa da Mata, expressa perfeitamente o absurdo que as ações do homem vêm provocando ao meio ambiente. Ouvimos falar das grandes ameaças que o planeta vem sofrendo por conta da interferência direta do ser humano na natureza com fins na extração de recursos naturais, matéria-prima e pela obtenção de alguma vantagem. Os temas ambientais, sobretudo das mudanças climáticas, tem recebido ênfase bastante destacada pela mídia em geral. Os grandes problemas tão divulgados, tais como: o superaquecimento global, o efeito estufa, os desmatamentos, a desertificação, a perda da biodiversidade, a depleção da camada de ozônio, a crise da água potável, o crescimento demográfico, a cultura consumista e a produção de enormes quantidades de lixo surgem pela autodesignação do homem como dominador da natureza.
No entanto, a extensão do “natural” no planeta Terra modifica-se conforme a humanidade expande sem cessar suas atividades e interfere de modo crescente na natureza. A relação das sociedades contemporâneas com seu ambiente é mediada pelo emprego de técnicas cada vez mais sofisticadas, ocorrendo nas transformações do mundo globalizado onde gera incertezas e riscos com os quais a humanidade não está preparada para enfrentar.
Destruição é reflexo do humano;
Se a ambição desumana o Ser;
Desmatam tudo e reclamam do tempo;
Sujamos