Engenheiro
REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA EM INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
1. Introdução – Água, um recurso natural “finito”
Depois de utilizar a água de forma indiscriminada durante anos e anos, a humanidade chegou à conclusão que este recurso natural, se não for consumido de forma racional, um dia acabará.
A partir da conscientização global da necessidade de uso racional dos recursos naturais e da proteção contra a degradação ambiental, os países - através de iniciativas governamentais e não governamentais e privadas - têm promovido programas e ações visando combater o desperdício, e incentivando padrões tecnológicos de produção de baixo impacto sobre o meio ambiente.
Com o objetivo de demonstrar seu engajamento na luta contra o desperdício, o
Ministério do Meio Ambiente do Brasil lançou, em 1999, a Agenda Ambiental na
Administração Pública – A3P .
A A3P consiste em “uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socioambientais na administração pública”.
A
administração pública, por ser grande consumidora e usuária de recursos naturais, tem papel estratégico na promoção e indicação de novos padrões de produção e de consumo e deve ser exemplo na redução de impactos socioambientais negativos.
A partir da criação da Agenda, o setor público passou a ser “incentivado” a buscar soluções tecnológicas que minimizassem o desperdício. O trabalho apresentado a seguir é uma demonstração do Setor Público fazendo a sua parte.
2. Memorial Descritivo – Obra de reforma dos banheiros coletivos e privativos
Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Premiando a Qualidade
____________________________________________________________________
18º Concurso Falcão Bauer
do edifício sede do ÓRGÃO PÚBLICO (estudo de caso)
2.1. Esclarecimento
A fim de se evitar a identificação do trabalho aqui apresentado, o nome do órgão público proprietário do edifício, bem como o seu endereço serão omitidos