Gestão Ambiental
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem como objetivo expor os principais problemas ambientais no Brasil causados pelo homem e as consequências da utilização descontrolada dos recursos naturais, procurando dar soluções viáveis e compatíveis com a evolução do mundo moderno. Gestão de resíduos, consumo e desenvolvimento sustentável, análise do ciclo de vida dos produtos e eficiência energética também farão parte deste trabalho, tendo como contexto a engenharia de produção.
1. Introdução – A consciência para um mundo verde A situação atual do planeta diante do impacto provocado pelas atividades do homem nas últimas décadas é extremamente preocupante e não nos deixa alternativa: ou agimos agora, ou estaremos sendo omissos diante de uma questão vital que coloca em risco a própria existência humana. Uma correta consciência ecológica nasce na mudança de comportamento, de uma atitude social, de educação. Há quem pense que educação e preservação ambiental sejam apenas ensinar para as crianças fotossíntese, cadeias biológicas, diversidade da fauna e flora ou como era a bela vida antes da industrialização e da poluição industrial, mas na verdade, a preservação ambiental deve ser vista como uma semeadura: “estamos plantando a sobrevivência da humanidade”.
Se olharmos um pouco para o passado, evidenciaremos a devastação de nossa fauna e flora da Mata Atlântica, inicialmente pelo escravismo colonial e não muito depois, pelo capitalismo predatório sem que sequer houvesse um planejamento ou análise de impacto ambiental, resultando numa drástica alteração do espaço natural.
A percepção de ecologia e educação ambiental tem significados diferentes para as mais variadas classes e segmentos sociais, desde a época colonial até os dias atuais. Dizem que o povo pobre e sem cultura não tem sequer interesse ou conhecimento suficiente para falar deste assunto, o que não deixa de ser uma meia verdade e de ser uma grande omissão. Os favelados e os operários não