Gestão Ambiental na Hotelaria
A questão da proteção ambiental nas organizações transformou-se em um dos fatores de maior influência da década de 90. Atualmente , a utilização de recursos naturais já não é mais possível sem um prévio planejamento , de sua substituição ou recuperação integral , através de regulamentações , ou ainda da necessidade natural das empresas em competir num mercado sem fronteiras.
O uso racional dos recursos disponíveis na natureza já não é exigência apenas dos ecologistas ou entidades governamentais , passando a fazer parte , também, do planejamento estratégico das organizações . Considerando que as preferências dos consumidores tomam como alvo às entidades ecologicamente correta, na sua prestação de serviço , na produção de produtos ou a forma de interagir com seus fornecedores, funcionários e a comunidade em geral , existindo a necessidade de adequação aos novos padrões exigidos , sendo essenciais para uma convivência pacífica e longínqua , humanitária e protetora ao ambiente.
Pode-se observar na moderna administração, o comprometimento das empresas com o meio ambiente , preocupação esta, presente em todos os ramos de negócios e em todos os sentidos de desenvolvimento. Segundo DONAIRE( 1999, p. 29 ), " ...temos o poder de reconciliar as atividades humanas com as leis naturais e de nos enriquecermos com isso. E nesse processo , nossa herança cultural e espiritual pode fortalecer nossos interesses econômicos e imperativos de sobrevivência".
A proteção do ambiente constitui um dos maiores desafios da geração atual, ao qual nenhum setor de atividade pode ficar indiferente. O estado de degradação a que o planeta chegou e, a necessidade de aplicar medidas vigentes que minimizem os efeitos causados pelas agressões ambientais são alguns dos objetos de estudo do referido projeto.
As atividades ligadas ao Turismo foram , durante muitos anos , consideradas inofensivas , em termos de agressão ambiental , quando comparadas com os setores industriais