Gestão ambiental na empresa
Larissa Franciele Pressotto
Gestão Ambiental
A Gestão Ambiental reduzindo lucros na empresa
A Gestão Ambiental dentro das empresas, quando bem executada pode gerar grandes lucros. Uma forma de reduzir seus custos seria o tratamento e reaproveitamento de resíduos, ou seja, as sobras de materiais utilizados para produção de seus produtos pode ser tratada e voltar a ser utilizada para outros fins dentro da empresa ou até mesmo vendidos para empresas terceirizadas para a fabricação de outros produtos.
Reduzir o consumo também é um grande aliado para a lucratividade, como por exemplo, implantar um sistema de tratamento de efluentes que possibilita a reutilização da água, que pode ser usada para lavar o chão, descargas sanitárias e molhar os jardins. Pode também reduzir o gasto com energia elétrica trocando as lâmpadas por outras que consomem menos. Trocar as telhas atuais por telhas translúcidas permite que o local fique bem claro durante o dia, descartando assim, o uso de energia elétrica.
Os créditos de carbono (estabelecido no PROTOCOLO DE KYOTO), também podem ajudar no ganho financeiro das empresas, pois os países que não estão dispostos ou não conseguem reduzir as emissões de gases do efeito estufa podem comprar o excedente de outros países, fazendo com que as empresas e nações que poluem menos do que a cota estabelecida pelo Protocolo de Kyoto negociem a diferença no mercado internacional. (detalhes do Protocolo em http://educacao.uol.com.br)
Também pode investir na propaganda de sua marca vinculando a sustentabilidade, o que pode atrair mais consumidores, aumentando assim a venda de produtos com apelo ecológico.
Uma boa gestão ambiental, seguindo vários desses critérios, pode reduzir até as multas e penalidades por poluição.
O custo inicial para implantação desses recursos pode ser rapidamente coberto pela redução dos gastos do dia-a-dia, resultando em vantagens financeiras e