GESTÃO AMBIENTAL - MORADIA
Aluno: Mário João
Matrícula: 123456
21 de setembro de 2014
São Paulo, SP
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo salientar o impacto da moradia humana em áreas antes pertencentes aos animais nativos da região norte da América do Sul, a Amazônia. Desta forma, mostrando como a poluição dos rios e do meio ambiente como um todo é prejudicial não só aos animais silvestres, mas também à saúda humana.
A CRISE AMBIENTAL NA AMAZONIA
O problema ambiental é um salário que cai na conta de todos os habitantes da Terra. Não há como escapar das consequências da ação humana ao meio ambiente. No epicentro desta questão está a América do Sul, que possui uma das maiores florestas ainda de pé da Terra e que possui diversos problemas de recuperação de áreas devastadas e programas de conscientização da população ali residente. Na maior cidade da Amazônia, Manaus, é possível observar um crescimento acelerado dos problemas com a poluição do ar, sonora e visual, além da má distribuição de água e tratamento de esgoto.
Desde que a Amazônia foi colonizada pelo homem branco se pode constatar o grande descaso com o meio ambiente. Poluição dos rios em detrimento do grande acúmulo de lixo que é jogado neles e a moradia desordenada de áreas que antes eram de preservação. Trazendo para os dias atuais, os bairros onde a população mais carente da cidade hoje está situada eram antes áreas de proteção ambiental e que muitas delas serviam para lazer e retiro das famílias. Hoje, esses locais estão repletos de moradias não licenciadas pela prefeitura onde falta assistência social às crianças que brincam inocentemente descalças em terrenos onde a contaminação por secreções de lixo é iminente.
Aqui na cidade, outro problema da moradia desordenada de áreas de florestamento é a ocupação de áreas que pertencem a animais silvestres, muitos deles ameaçados de