Geografia
Baleia-branca
Cassificação Ciêntífica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: cetacea
Familia: monodontidae
Espécie: d. Leucas
A beluga ou baleia-branca é um mamífero cetáceo da família Monodontidae. O seu parente mais próximo no grupo dos cetáceos é o narval. A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar ártico.
São caçadores oportunistas, e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustácea e polvos. A baleia-branca é um animal gregário que mede até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10 dentes em cada maxilar.
Esse belo exemplar de animal é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adotado ainda filhote.
Taxonomia e evolução
A beluga foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776. É considerado um membro da família taxonômica Monodontidae, junto com o narval. O seu ancestral mais antigo conhecido é a hoje extinta Denebola , do final do Mioceno. Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes. O esqueleto indicou também que o tamanho das belugas variava conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta—aumentando durante as eras glaciais, e diminuindo nos períodos seguintes. Vivem entre 25 a 30 anos e as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida. As baleias brancas possuem dimorfismos sexual. O sistema de acasalamento dessas baleias brancas não foi descrito. Demora de 4 a 7 anos para as fêmeas adiquirem a maturidade sexual, e que leva 7 a 9 anos para os machos.
Mico Leão Dourado
Classificação Ciêntifica
Reino: animália
Filo: chordata
Classe: Mammalia
Espécie: D. Leucas
Mico-leão-dourado (nome científico: Leontopithecus rosalia), também conhecido simplesmente como mico-leão, saguipiranga e sauimpiranga, é uma espécie de primata endêmica do Brasil, da subfamília