Gestão administrativa
Princípios gerais da administração
Passo 3 (aluno) Divisão do trabalho
Taylor defendeu e colocou em pratica técnicas de racionalização do trabalho. Estudos de tempos e movimentos, seleção e treinamento de operários defendiam a supervisão “mão firme”, porque a seu ver, os trabalhadores eram indolentes e preguiçosos além de motivados exclusivamente por dinheiro, o que o levou a defender a remuneração por produção.
Princípios da administração científica
-seleção e treinamento de pessoal
-salários altos e custos baixos de produção
-identificação da melhor maneira de executar tarefas
-cooperação entre a administração e trabalhadores
Autoridade e responsabilidade
Chiavenato comenta que: Fayol, primeiramente dividiu a empresa em cinco funções: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Depois propôs dentro das funções administrativas as funções do administrador: prevê organizar, comandar, coordenar e controlar (poccc), o que ficou conhecido mais tarde como o processo administrativo representado da seguinte forma.
Disciplina
Como Taylor, Fayol também acreditava que os trabalhadores eram incapazes de tomar decisões, devendo ser orientados de perto por supervisores. Entretanto, suas premissas fizeram surgir o que se pode chamar de embrião da estrutura organizacional, pois ele propôs idéias de hierarquização, autoridade, disciplina, subordinação, unidade de comando, unidade de direção e centralização (Chiavenato 2006) enfim, Fayol separou quem pensa de quem faz, de forma que: o capitalista e o administrador pensavam e os operários, conduzidos por supervisores executavam o que já se tinha pensado, embora com o espírito de equipe (outra premissa de Fayol).
Unidade de comando
Esta diretamente relacionada à teoria defendida por Fayol: os operários tinham de ser orientados por supervisores nas execuções de suas tarefas.
Unidade de direção
Da mesma forma as unidades de direção, foram criadas