Gestão administrativa hoteleira
Este trabalho tem como tema a gestão administrativa de um hotel, seus funcionários, estoques e satisfação de seus clientes. Apresenta as seguintes problemáticas: é necessário uma gestão administrativa que preze pela excelência? A satisfação do cliente pode ser “controlada” através de uma boa gestão administrativa? O ambiente de trabalho pode se tornar mais agradável para os funcionários quando se aplica uma gestão eficiente?
Para responder a estas problemáticas o presente trabalho foi fundado em investigação exploratória e estudo de caso baseado na experiência do autor, tendo sido escolhido essa metodologia por tratar o tema de uma maneira mais dinâmica e “livre”, onde o autor pode, além de expor o assunto, discorrer de uma maneira mais natural e fundamentada.
GESTÃO ADMINISTRATIVA HOTELEIRA Com o crescente avanço da indústria do turismo um ramo veio crescendo a reboque, o ramo hoteleiro. E como qualquer negócio, é necessário que se faça uma gestão, é necessário um planejamento, uma execução e um controle dos processos. É necessário fidelizar os clientes e também manter um bom relacionamento com fornecedores e stackeholders. Muitas empresas falem por conta de uma má gestão administrativa ou porque seus donos não confiam em contratar um administrador, pensando que, por serem os donos do negócio, são a autoridade máxima no assunto, e não são. No dia-a-dia de um hotel, seja ele pequeno, médio ou grande porte, se tem uma rotina de trabalho programada, como por exemplo: a maneira como as camareiras vão arrumar os apartamentos, o detalhe dos lençóis sobre a cama, das toalhas no box, os pratos do cardápio de refeição, os horários das refeições e etc. É necessário que se elabore um fluxograma das tarefas e que os funcionários passem por uma espécie de “treinamento” antes de iniciarem efetivamente no quadro daquela empresa. E todo esse processo deve ser mapeado pela gerência afim de garantir a padronização do serviço, como também, o processo deve ser