Poluição
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
MARCO ANTONIO SOUZA DO NASCIMENTO
POLUIÇÃO AMBIENTAL
CRESCIMENTO POPULACIONAL,
DEMANDA DE ENERGIA E
DE MATERIAIS E A GERAÇÃO
DE RESÍDUOS.
São Luís
2011
RESUMO Poluição nada mais é que a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente. Neste relatório abordaremos os principais tipos de poluição que são: a poluição das águas, a poluição atmosférica e a poluição nas grandes cidades. O objetivo deste relatório e informar sobre a origem da poluição e tentar conscientizar a população sobre seus danos ao meio ambiente.
SUMÁRIO
1. A Revolução Industrial e a poluição.
2. A poluição das águas.
3. A poluição atmosférica.
4. Os problemas ambientais dos grandes centros.
5. Crise ambiental e consciência ecológica.
6. Política e meio ambiente
INTRODUÇÃO
A idéia de poluição ambiental abrange uma série de aspectos, que vão desde a contaminação do ar, das águas e do solo, a desfiguração da paisagem, erosão de monumentos e construções até a contaminação da carne de aves e hormônios. Com a modificação constante do padrão de vida, ao longo dos anos, o homem vem utilizando a tecnologia para viver mais e melhor. Isso implica um maior consumo de energia, conseqüentemente há um aumento significativo de geração de resíduos, contaminando os meios aquático, terrestre e atmosférico.
O desenvolvimento de nossa sociedade urbana e industrial ocorreu de forma desordenada, à custa de níveis crescentes de poluição e degradação ambiental. Esses níveis de degradação começaram a causar impactos negativos significantes, comprometendo a qualidade do ar e a saúde humana em grandes cidades.
A tecnologia demonstrou, então, que poderia contribuir de forma efetiva na reversão de situações criticas. Métodos de planejamento, modelos matemáticos, equipamentos para controle de poluição e processos tecnológicos alternativos menos poluentes foram