Gestão administrativa enfocando a escola
Todos são responsáveis pelo bom desempenho e identificação de metas e objetivos para alcançar o sucesso escolar.
A escola atualmente possui autonomia para gerir seus interesses de acordo com os objetivos do Estado. Houve uma descentralização dos recursos financeiros. Cabe ao diretor à responsabilidade de administrar com eficiência recursos materiais, financeiros e pessoais que são enviados a escola.
O gestor escolar é “mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais”. O diretor precisa ser antes de tudo um educador. “Isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática”. (Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/papel-diretor-423393.shtml> Acesso em 16 maio 2012)
Para um gestor ter a eficiência como característica, é fundamental conhecer e refletir a cerca das teorias administrativas. Elas “surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo a analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho” (Disponível em Acesso em 05 maio 2012)
Por que essa reflexão é importante?
Segundo Alonso, a Gestão escolar é
todo o processo de organização e direção da escola, produto de uma equipe, que se orienta por uma proposta com base no conhecimento da realidade, a partir do qual são definidos propósitos e previstos os meios necessários para a sua realização, estabelecendo metas, definindo rumos e encaminhamentos necessários, sem, entretanto, configurá-los dentro de esquema rígido de ação, permitindo alterações sempre