gestor
2.1 Definições
De acordo com Ballou (1993), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem, que visam facilitar o fluxo de produtos.
De uma maneira mais objetiva, Baglinet al. (1990) definem a logística como uma função da empresa que se preocupa com a gestão do fluxo físico do suprimento de matérias-primas, assim como a distribuição dos produtos finais aos clientes.
Resumidamente, pode–se dizer que a função da logística é colocar o produto certo, no local correto, no momento adequado e ao menor preço possível, desde as fontes de matéria-prima até o consumidor final.
Na realidade, o conceito de logística vem evoluindo, desde a logística propriamente dita, passando pela logística integrada e chegando ao conceito mais recente de Supply Chain Management, ou gestão da cadeia de suprimentos.
2.3 Interações da função logística com outros setores das empresas
A logística, sendo uma função que trata da otimização dos fluxos de operações dos sistemas produtivos, atua interagindo com outros setores das empresas, trocando informações e gerenciando conflitos porventura existentes.
Segundo Baglinet al. (1990), a função logística interage basicamente com quatro setores em uma empresa, que são Marketing, Finanças, Controle da Produção e Gestão de Recursos Humanos, sendo as seguintes as variáveis de interesses comuns da logística com tais setores:
Marketing produtos ofertados formação do preço modos de distribuição prazos de entrega;
Finanças
necessidades de giro do estoque políticas de investimento
Controle da Produção
Orçamentos planejamento dos custos de revenda quadros demonstrativos, em todos os níveis
Gestão de recursos
Humanos
políticas de recrutamento e formação de pessoal
3 A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
3.1 Efeitos