Gestor Emocional
Entendendo o conceito de Gestor Emocional como sendo uma característica daquele que usa a inteligência emocional na Gestão de Pessoas poderia inferir que se eu consigo me motivar e for persistente em qualquer situação difícil, se consigo lidar e controlar minhas emoções e estimular minha equipe para que possam engajar-se a trabalhar juntos em busca dos resultados esperados e até na superação deles mesmos eu tenho sim, um diferencial competitivo.
Ter capacidade de autoadministração e de administrar meus relacionamentos, utilizando conceitos como empatia, liderança inspiradora, etc.; ter a capacidade de se ajustar a situações inesperadas e de superar obstáculos inesperados sem dúvida são diferenciais que atendem a realidade atual.
Para o sucesso do relacionamento entre lideres e liderados é imprescindível que o líder conheça suas emoções, seus sentimentos e também que conheça as emoções e sentimentos de seus liderados. Com estes atributos o relacionamento é muito melhor e como consequência os resultados obtidos ou esperados são superados.
Num estudo anterior sobre cultura da empresa chegamos á conclusão de que a Empresa onde trabalho é uma empresa de “Baixa Masculinidade” -– com valores consolidados em seu “Manual” como Respeito pelas Pessoas, que fortalecem os Laços Humanos.
Outra característica marcante da cultura da empresa é a realização de feedbacks periódicos registrados em “Personal Business Plans – PBPs”. Também é notória a abertura a participação de todos seja na expressão das vontades, seja na elaboração de críticas construtivas ou na criação de propostas de melhoria (Vide conceitos de Lean Manufacturing) .
As equipes tendo o conceito de auto gerenciáveis em meu entender já estão