Gesto Inacabado Processo de criação artística - Cecilia Almeida Salles
Gesto Inacabado
Processo de criação artística - Cecilia Almeida Salles O texto apresenta de modo breve análises proposta pela crítica de processos. Abrange o estudo do processo de criação em literatura, pintura, cinema. O termo crítica de processos é resultado de uma revisão do termo que nomeia o ramo de conhecimento que se dedica aos estudos dos processos de criação, antes denominado de crítica genética. A crítica genética tem origem nos estudos dos manuscritos dos escritores, na busca de desdobrar a análise do processo de criação, no sentido de melhor compreendê-lo.
Ao ler o texto reflexões vieram até mim, algumas coisas me fizeram pensar, uma delas foi: Há um momento em que a obra está pronta, ela necessita estar boa o suficiente até que ponto? Há obras que tem um grande processo por trás de tudo, ideias muito criativas, que se colocadas totalmente em prática iriam resultar em um trabalho esplendido, mas por motivos não obvio não tem o seu processo de desenvolvimento completo, restando ainda o ponto inicial do pensamento, quem decide que obra está pronta? A meu ver, o artista muitas vezes quer o seu trabalho intacto, mas algumas vezes diante de algumas dificuldades não consegue colocar em prática aquilo que realmente pensou, e descarta a obra. Um espectador vê aquilo e admira por completo, sendo assim o espectador decidiu que a obra estava pronta. Mas sobre essa questão a muito o que debater, foi apenas a primeira que me fez pensar.
Segunda questão: Em uma visita a um museu vemos apenas um estágio de todas as obras a sua fase denominada final, mas porque essa fase ‘final’ não pode ser apenas mais uma das fases? Em um debate com uma amiga percebemos que a obra pode ser constantemente alterada, e essa fase do processo poderia ser apenas mais uma e não a ultima. Sabemos que a arte vive em constante mudança, porque essas obras não poderiam ser