Gestação
Entre a 9ª e a 12ª semana de gestação os membros já ganharam mais comprimento e o embrião já possui dedinhos com micro unhas. Pálpebras e um pequeno narizinho já desponta. Agora, o pequeno bebê já começa a ganhar condições de um feto.
No período entre a 13ª e a 16ª semana o bebê ganha a lanugem, uma fina camada de pelos que protege o corpinho. Agora ele já percebe alterações de luz e suas papilas gustativas já estão prontas para diferenciar os sabores doces e amargos. O crescimento nessa fase é acelerado e ele já começa a esboçar alguns movimentos.
Entre a 14ª e a 20ª semana o sexo já pode ser definido. As trompas e úteros começam a aparecer nas meninas e nos meninos os genitais ficam aparentes. Os movimentos do rosto já são constantes, como franzir a testa, chupar o dedo e piscar os pequenos olhinhos.
Entre a 21ª e a 24ª semana a pele do bebê ganha mais uma camadinha protetiva na pele, chamada de vernix caseosa que impede a irritação causada pelo líquido amniótico. Detalhes como lábios e sobrancelhas já aparecem mais no rostinho e as impressões digitais estão sendo desenhadas.
Entre a 25ª e a 28ª semana o bebê percebe melhor os barulhos a sua volta. Os cabelos já estão nascendo e os órgãos continuam em formação.
Entre a 29ª e a 32ª semana o bebê já possui uma camada de gordura e os pulmões já estão quase prontos e ele treina a respiração. Os ossos ganham mais força a cada dia.
Nas últimas semanas os órgãos estão prontos e o bebê já tem peso suficiente, com direito até a covinhas nos joelhos e cotovelos. As camadas da pele que protegeram o bebê começam a se perder. Quando isso acontece, significa que a criança está pronta para vir ao mundo!
Fonte da