Gestação
Os inchaço e edemas podem afetar as grávidas durante toda a gestação, cerca de 75% das futuras mães passam por esse problema, principalmente a partir do quinto mês. Os membros inferiores são as regiões do corpo tendem a sofrer pelo incômodo e é chamado edema gravitacional, quando a água se acumula conforme as leis da gravidade. Esse aumento ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço: mãos, rosto e nariz.
Por que o inchaço ocorre?
A varias causas para a retenção de líquidos, uma delas é a própria mudança hormonal do período. Durante a gestação, a mulher produz muita progesterona. Também a mulheres que possui o sistema linfático mais lento, tendo dificuldade de drenar o liquido que se acumula pelo corpo. Além isso, a partir do quinto mês de gestação, o tamanho do útero dificulta o fluxo venenoso dos membros inferiores para circulação central. Assim o sangue que está nos pés e nas pernas encontrar resistência para retorna ao coração devido a compreensão do útero sobre os vasos da região pélvica.
O que pode ser feito pra amenizar o inchado?
1° Cuidar da alimentação.
Use pouco sal para temperar os alimentos. Ele é um dos maiores culpados pelo inchaço na gravidez. A gestante também precisa ficar atenta ao consumo de alimentos ricos em sódio que colaboram para agravar o problema, dentre esses, destacamos os embutidos como salame, lingüiça, salsichas, sanduíches de fast food e os temperos prontos. Orientamos também a futura mamãe a beber muita água e a priorizar legumes e verduras nas refeições.
Exercício Físico na Gravidez