gestação e esportes
Victor K.R. Matsudo e Sandra M.M. Matsudo
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidao Física de Sao Caetano do Sul - CELAFISCS
Publicado no livro: A Grávida. TEDESCO JJ (Editor), São Paulo, ATheneu, pp.
59-81,2000.
CONCEITOS BÁSICOS
Antes de começarmos a descrever os aspectos mais relevantes sobre a grávida que quiser praticar exercício, cremos ser importante que o médico e a paciente possam melhorar sua comunicação usando termos que expressem um mesmo fenômeno, ou em outras palavras que falem sobre a mesma coisa. Sim, porque nesta área de esportes todos pensam que sabem um pouco ou o suficiente, mas na realidade muitas das controvérsias ocorrem pela falta de conhecimento de conceitos básicos. Por exemplo, médicos e pacientes podem pensar ou usar na comunicação as expressões atividade física, exercício e esporte com um mesmo sentido. Entretanto, referem-se a expressões de movimento corporal totalmente distintos.
Atividade física é qualquer movimento corporal que conseguimos realizar, em função de contração muscular e com gasto energético acima do basal. Assim, quando a mulher estiver caminhando em direção ao mercado ou dançando com seu marido ela está fazendo atividade física. É considerada a melhor relação entre movimento humano e saúde.
Exercício é um tipo de atividade física mais estruturada, que envolve intensidade, freqüência, duração, tendo como objetivo melhora da apitado física e por conseguinte da saúde. Assim, quando a mulher caminhar, ao mercado ou a qualquer lugar, com um determinado número de passadas/min, para percorrer a referida distância em um determinado intervalo de tempo ela estará fazendo exercício.
Esporte é um tipo de atividade física que envolve conceitos de desempenho e competição.
Assim, quando a mulher quiser percorrer aquela distancia ao mercado mais rapidamente que qualquer outra, ela estará competindo, praticando esporte. O esporte pode formar alguns "vencedores"