Metodologia de pesquisa
TEMA: A prática de atividade física durante o período de gestação
PROBLEMA: Qual o papel do exercício físico no período da gestação?
INTRODUÇÃO: Atividade física é qualquer movimento corporal que conseguimos realizar, em função de contração muscular e com gasto energético.
Exercício é um tipo de atividade física mais estruturada, que envolve intensidade, frequência duração, o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular, tendo como objetivo melhora da apitado física e por conseguinte da saúde.
Pesquisas, quando realizadas, nunca concluem exatamente o que ocorre durante o período gestacional, pois nem médicos, nem pesquisadores, nem as próprias gestantes querem correr qualquer tipo de risco. Infelizmente, nenhum padrão de exercícios foi propriamente desenvolvido para gestantes, e alguns trabalhos domésticos são extremamente árduos do que algumas atividades físicas bem orientadas (BARROS, 1999).
A única certeza que se tem é a de que nós, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade física agradável e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo regras básicas de bom senso. Precisa-se ter em mente o processo que acontece durante a gestação e que provoca profundas alterações metabólicas e hormonais, modificando respostas às atividades físicas (BARROS, 1999).
Ao praticar atividades físicas, devem-se usar roupas leves, evitar altas temperatura e beber muita água para se hidratar. As melhores atividades são feitas na água, como natação e hidroginástica, pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. (SABBAG, 2012). Resultados surpreendentes têm sido observados com relação ao exercício físico durante o período gestacional, mas a gestante deve manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez, se as grávidas já são ativas. Exercitar-se de três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos. Em atletas gestantes é