GESTAO
Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma abordagem que combina a análise interna dos fenômenos que ocorrem dentro de uma empresa, em conjunto com a análise externa do setor e do ambiente competitivo, e desenvolve as duas abordagens anteriores sobre estratégia, interagindo pontos de vista interno e externo.
O ponto central das abordagens dos estudos que compõem a visão baseada em recursos (VBR) é identificar os recursos organizacionais que possibilitam, à empresa, uma vantagem competitiva sustentável. Para Barney & Hesterly (1999), os recursos e capacidades de uma firma incluem todos os atributos que a capacitam para definir e implementar estratégias. Wernerfelt (1984, p. 172) define recurso como “qualquer coisa que pode ser pensada como um ponto forte ou uma fraqueza de uma empresa”.
A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva recente que vê os recursos como o fundamento para a estratégia da firma. Tal abordagem considera as competências, as capacidades (capabilities) e as habilidades como sendo a base de conhecimento produtivo e organizacional e, por sua vez, a fonte mais importante da vantagem competitiva, da heterogeneidade e do retorno (lucratividade) das firmas, alongo prazo ou de vida longa (KRETZER, et al., 2006).
Por outro lado, “uma organização tem vantagem competitiva se ela consegue criar valor econômico além do ponto de equilíbrio de um produto concorrente”, (BARNEY, 2007, p. 24). Para os mesmos autores, valor econômico é a diferença entre o benefício do ganho percebido pelo comprador do bem ou serviço e o custo econômico dele para a empresa. Então, vantagem competitiva é expressa em função da habilidade