gestao
Pteridófitas: São plantas vasculares sem sementes. Atualmente se divide em 4 filos. As pteridófitas possuem arquegônios contendo a oosfera. Os gametas masculinos são anterozóides multiflagelados, Em condições adequadas, as paredes do anterídio se rompem, liberando os anterozóides que nadam até o arquegônio, que ali penetram por um canal, atingindo a oosfera
Angiospermas: Possuem sementes só que protegido por um fruto, São o maior grupo de plantas, mais de 230 mil espécies. Contém raízes fasciculadas, crescimento primário, com ciclo de vida curto. Pode apresentar caule lenhoso.
Gimnospermas: As gimnospermas são plantas vasculares que possuem sementes nuas. Possuem espécies monoicas e dioicas. O mecanismo de polinização mais comum entre as gimnospermas ocorre por intervenção natural do vento. Quando amadurecem, as sementes se destacam da pinha, atingindo o solo e germinam, caso as condições sejam favoráveis.
Briófitas (do gergo bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas:
rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente; cauloide - pequena haste de onde partem os filoides; filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
Estrutura das briófitas
Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules