gestao
A dimensão ontológica foi um termo ultilizado para designar a disseminação do conhecimento nos níveis individual, grupal, organizacional e interorganizacional, em um modelo chamado aspiral do conhecimento. Publicações sobre gestão nas organizações limitam seus argumentos aos quatro modos de conversão do conhecimento tácito para explícito, elevada dinamicamente de um nível ontológico mais baixo para níveis elevados.
2 - Explique as condições promotoras.
Os quatro modos de conversão (tácito e explicito) são independentes uns dos outros, mais suas interações produzem um aspiral quando o tempo é introduzido como a terceira dimensão. São apresentadas cinco condições organizacionais – intenção, flutuação/ caos, autonomia, redundância e requisito variedade – que promovem, onde surge o termo “condições promotoras”, a transformação dos quatro modos em um aspiral do conhecimento.
3 – Explique: Organização como máquina de processamento da informação X entidade criadora do conhecimento.
A teoria organizacional é baseada na visão da organização como uma maquina de processamento da informação do ambiente para solucionar os hiatos e se adaptaao ambiente com base em uma determinada meta. Devido à racionalidades das pessoas, a organização torna-se necessária para lidar com uma realidade complexa, que é decomposta em partes de informação que são pequenas e simples o suficiente para que uma pessoa processe. Em seguida, a informação após o processamento é reagrupada pelos membros da organização para que esta lide com a realidade complexa que a cerca.
Contudo, a criação do conhecimento pela organização é um processo de interação dinâmico, porque todos que compõem o seu escopo vivem os mesmos problemas dialéticos. E todos precisam do conhecimento explícito para solucionar as questões que permeiam os departamentos organizacionais.
4 – BA: Local de criação do conhecimento. Explique.
Muito filósofos discutiram a importâncias do