gestao
Conceito Gestão de Qualidade
ETAPA 1
A história da qualidade teve início na pré-história, pois já havia naquela época a necessidade de produzir produtos cada vez melhores, e os artesãos eram os responsáveis por todo o processo de produção, pois, possuíam o domínio completo de produção, desde produzir matéria-prima até a venda do produto, onde ele mesmo negociava com os clientes, como eles estavam muito próximos dos clientes, automaticamente já sabiam de seus desejos e necessidades e procuravam atendê-los cada vez melhor e da forma mais fiel possível. A comercialização de seus produtos dependia a reputação de seu trabalho que naquela época era feito de boca a boca pelos clientes satisfeitos.
Figura 1. Artesãos trabalhando (pré-história)
Fonte: http://chicabacana.wordpress.com/2008/08/20/artesanato/
Naquela época os artesãos não utilizavam ainda os conceitos de qualidade como confiabilidade, conformidade e padrões na qual adotamos hoje, o foco deles era o produto final e não o processo produtivo. Com a revolução industrial, na segunda metade do século XVIII veio muitas mudanças nas indústrias e nos sistemas produtivos, onde cada vez mais passaram a aplicar processos e planos de melhoria em seus produtos, métodos que, consequentemente faziam seus produtos cada vez melhores, e, com a globalização, buscam inovações, produtos e serviços que possam proporcionar aos clientes confiança e fidelidade na qual nenhuma marca sem inovação consegue manter-se no mercado.
A cada dia que passa a sociedade, os clientes e também as organizações estão mais exigentes e principalmente no que diz respeito à qualidade. Hoje não basta somente produzir produtos de qualidade como estratégia de diferenciação de mercado. A preocupação com a qualidade não é algo recente, já acontecia por volta de 2150 a.C., mas de lá pra cá muita coisa aconteceu e tem acontecido como por exemplo, a globalização e o acesso do consumidor as compras.
Há muito tempo a