lallala
441 palavras
2 páginas
Respostas1. Dirceu Rosa é um artista (pintor e escultor) nascido em Apucarana – PR em 1952, e que se fixou em Cascavel – PR, onde mora e tem sua oficina até hoje.
Era um menino que gostava de trabalho manual, por ter um pai carpinteiro, e desde pequeno fazia seus próprios brinquedos. Na escola aprendeu a arte, e como expressar-se por ela. Ganhou dinheiro fazendo capas de trabalho, pintando para-choques de caminhão, letreiros, placas, etc. Abriu sua oficina em Cianorte. De lá foi para Londrina, onde também deixou sua arte em cartazes do Cine Augustus. Em 1969 fez sua primeira exposição. Nos anos 80 fixou-se em Cascavel – PR onde estabeleceu sua oficina. Retrata coisas que tem relação à vida paranaense em suas obras, como agricultura e obras sacras.
2. Um dos aspectos mais importantes de sua obra são os dedos e as mãos, que estão presentes em praticamente todas suas obras. Dirceu tinha dificuldade em desenhar as mãos humanas, e quando finalmente aprendeu, viu que quem conseguia desenhar as mãos conseguiria desenhar tudo. A partir daquele momento, Dirceu vem colocando em suas obras esses detalhes: as mãos e os dedos, que nos ajudam tanto em nosso dia a dia. Outro aspecto é que ele retrata as coisas do cotidiano do paranaense, como o agricultor. Retrata os grãos, tão importantes para a economia do nosso estado.
3. Podemos ver que a obra de Dirceu enaltece a região, pois ele retrata o que existe no cotidiano do oeste paranaense, como citado acima. O agricultor e a colheita são frequentemente retratados.
4. A variedade de obras expostas, mesmo que em um espaço pequeno. Também a arte indígena e a cerâmica paraguaia.
5. Ele apresenta em sua obra figuras da atualidade: várias pessoas tirando “selfies”, uma coisa muito comum nos dias de hoje, com a evolução da tecnologia. O uso das cores vibrantes também marca sua obra. Pode ser que seja uma crítica a nova geração que “não larga o celular” ou apenas um retrato atual.
6. Apresenta uma arte abstrata, cheia