gestao
Conteúdo Temático
4.1
Estratégia e Planeamento – Gestão Estratégica
4.2
Estratégia: Formulação e Implementação
4.1
Estratégia e Planeamento – Gestão Estratégica
A função planeamento, no sentido lato, inclui a definição de metas (goal setting) estratégicas, tácticas e operacionais e os planos que lhes estão associados – gestão estratégica. Uma das responsabilidades fundamentais dos gestores é decidir para onde a organização deve ir e como lá chegar, pressupõe a necessidade de decidir uma visão, constituída pela missão, metas e planeamento.
A missão é a
declaração da razão da existência da organização, é, essencialmente, a mensagem para o exterior da empresa. As metas são os estádios futuros que a empresa procura atingir. O planeamento corresponde ao processo de determinação das metas e definição dos meios (plano) para as atingir.
A declaração de missão procura a legitimação externa da organização junto das entidades: clientes, investidores, fornecedores, estado, cidadãos, etc. A mensagem interna visa a legitimação interna, com os seguintes benefícios: é fonte de motivação e empenho, ajuda à afectação de recursos, é um guia de acções, fornece a lógica (rationale) das decisões e define critérios de avaliação de desempenho.
Tipos de planos
Planos estratégicos: conjunto coerente de acções através das quais uma organização procura alcançar as metas estratégicas (strategic goals), a longo prazo.
Planos tácticos: conjunto coerente de acções visando concretizas os planos estratégicos em cada parte da organização (divisões), possuem um horizonte temporal mais curto (nível funcional).
Planos operacionais: conjunto coerente de acções (muito) detalhadas – programação de produção diária, semanal, mensal, etc – de horizonte temporal de muito curto prazo (nível funcional). Tipos de planeamento
Gestão por objectivos (MBO): método através do qual gestores e