Gestao
ENQUADRAMENTO DA FUNÇÃO FINANCEIRA NA
EMPRESA
Definição de empresa:
Sistema organizado, composto por meios humanos, técnicos e financeiros, visando produzir de forma rendível bens e/ou serviços e satisfazer as necessidades de determinado mercado ou mercados e todos os que nela participam com capital, trabalho e gestão.
No desenvolvimento da sua atividade, a empresa estabelece relações, umas viradas para os aspetos internos, outras para o exterior. Estas relações traduzem-se por fluxos de bens e serviços correspondendo os mesmos a fluxos monetários. Assim, podem ser identificadas três óticas:
- Ótica económica – relacionada com a utilização e consumo de recursos
(Gastos) na produção e venda dos bens e serviços (Rendimentos).
Diferença entre rendimentos e gastos conduz ao resultado do período, apurado na Demonstração dos Resultados por Naturezas e Demonstração de Resultados por Funções.
- Ótica financeira – Relacionada com as Despesas (relacionadas com a remuneração dos fatores produtivos) e com as Receitas (relacionadas com a remuneração das vendas e/ou dos serviços prestados). - Balanço
- Ótica de tesouraria – Corresponde às entradas (Recebimentos) e saídas
(Pagamentos) de fluxos monetários da empresa. – Demonstração de Fluxos de Caixa
1
Análise e Planeamento Financeiro – 2012/2013 – João Romacho
Necessidade de equilibrar as entradas e saídas de dinheiro (equilíbrio de tesouraria), de forma a garantir a saúde financeira da empresa:
- Num determinado período:
Saldo no início do período + Entradas previstas no período >= Saídas previstas no período + Saldo desejado no final do período
- No Médio e longo prazo deve verificar-se:
Entradas previstas no período >= Saídas previstas no período
Regras
global =>
Rendibilidade/Risco
Empresa equilibrada e
rentável
ou,
análise
como
usado
na
(Binómio financeira, Rendibilidade/Equilíbrio)