GESTAO
ADMINISTRAÇÃO
2º SEMESTRE
Gestão do Conhecimento
TAGUATINGA/DF
2012
Introdução
No nosso cotidiano, pessoas e empresas passam suas informações através da gestão do conhecimento. Estas, são passadas através da comunicação. Nas empresas, os mais experientes ensinam para os mais jovens ou inexperientes, mais haverá a certa essência da qualidade que não será repassada.
Hoje, existem empresas que dão cursos e treinamentos para que seus colaboradores adquiram mais informações. Normalmente os chefes entram em um dialogo com a intenção de evoluir suas idéias e táticas para que sejam passados a seus colaboradores. Estes recebem essa informação e dão o feedback pondo em pratica e assim obviamente adquirindo os resultados.
A gestão do conhecimento é de suma importância nas organizações, sendo considerada uma das melhores estratégias para obter vantagem no mercado competitivo.
A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.
Comparações de dois autores: Wiig (1993)
GC é fazer a organização agir de forma mais inteligente pela facilitação da criação, acumulação, desenvolvimento e uso de conhecimento de qualidade Modelo de Wiig -Para ser usado o conhecimento deve estar organizado. -O conhecimento pedo ser organizado na forma de redes semânticas -Redes Semênticas são utilizadas para representar conhecimento, relacionando conceitos em estudo.
Choo (1998) A GC deve conter três processos fundamentais: -Criação do conhecimento -Criação do significado -Tomada de decisão
Modelo de Choo
Sites de busca: http://www.gestaoetc.com.br/ www.feng.pucrs.br http://www.scielo.br/ Como favorecer a criação