Gestao
REVESTIMENTO DE
PAVIMENTOS
18.1 INTRODUÇÃO
Sobre o vigamento do piso, em cima da placa de compressão, coloca-se o pavimento. Este contribui para o embelezamento do conjunto interior da habitação.
Com ele obtém-se uma superfície plana, dura e decorativa, que não só permite andar em cima dela com toda a comodidade, como também é resistente ao desgaste, apresentando, simultaneamente, um agradável aspecto de acabamento.
A escolha do pavimentos varia em função do tipo de ocupação previsto para o local onde vai ser aplicado, deve por conseguinte, respeitar algumas exigências tais como habitabilidade, conforto, segurança e durabilidade.
Tendo em conta as várias exigências referidas, é necessário escolher com critério o tipo de pavimento e adequá-lo a sua finalidade.
18.2 EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS DOS REVESTIMENTOS DE PAVIMENTOS
Os revestimentos de piso, devem respeitar as seguintes exigências:
18.2.1 Segurança
Resistência mecânica – os revestimentos de piso devem suportar cargas permanentes e sobrecargas de utilização sem se verificarem fendas ou fracturas; devem suportar ainda deformações provocadas nas bases de assentamento pela actuação de cargas estáticas ou dinâmicas;
Resistência na circulação – os revestimentos de piso não devem ser escorregadios, e quer nas casas de banho quer nas zonas de lavagem, esta condição deve ser respeitada mesmo com o piso molhado; os cobertores dos degraus também não devem ser escorregadios; deverá haver ausência de obstáculos ao nível do piso.
Segurança contra riscos de incêndios – quando em contacto com materiais quentes ou inflamados, ou em caso de incêndio, o revestimento não deverá inflamar-se facilmente, propagar facilmente a chama, libertar gases tóxicos quando da sua combustão;
Segurança contra riscos de electrocussão – os revestimentos devem possuir elevada resistência eléctrica e por consequência condutibilidade eléctrica baixa;
18.2.2 Habitabilidade
Estanquidade – os