gestao
Detalhe importante: num ponto os entrevistados foram unânimes: “a dificuldade de se aplicar as tecnologias de gestão organizacional se justifica pelo fato de elas serem, em sua grande maioria, importadas sem as adaptações a nossa realidade. E pesquisas no Brasil, com profissionais brasileiros, com certeza, serão, sempre, grande subsídio na melhor formação e capacitação de todos”.
“Gestão pela qualidade total, Reengenharia, Benchmarking, entre outras, são tecnologias conhecidas como modernas tecnologias porque sua utilização no Brasil tomou forte expressão a partir da última década do século passado (ARAUJO, 2001)”. Essas tecnologias se juntam a outras tecnologias que vão surgindo rapidamente. Tudo isso em função do crescimento e disseminação da informação que proporcionou a introdução de novas ações organizacionais mundo afora. É importante ressaltar que a correta dimensão dada a cada uma das tecnologias produzirá, certamente, efeitos positivos que resultarão em estudos mais rápidos e de soluções em melhor consonância com as demandas de nosso tempo: velocidade e rapidez na tomada de decisão e adequação da decisão a aquele momento organizacional.
Não há dúvida na afirmação de as tecnologias apontadas ou, melhor, já passam - a ocupar um lugar importante quando da configuração ou reconfiguração de posições gerenciais de destaque na estrutura das organizações, pois que preparam a organização para o enfrentamento da crescente competitividade no mundo moderno. Em outras palavras, as empresas contratantes já exigem para a ocupação de qualquer gerência, conhecimentos de tecnologias que proporcionem a análise, a mudança e a gestão organizacional. Da mesma forma, como dissemos acima, exige que o gerente a ser