Gestao
O mundo contemporâneo e as tendências rumo a uma sociedade intensiva em conhecimento – de base crescentemente tecnológica e inovadora – apontam a demanda crescente por projetos. A boa gestão de projetos, incluindo o portfólio a ela associado, tornar-se-á um fator competitivo relevante e até mandatório para as organizações que desejarem participar, de forma proeminente, nesse novo ambiente de negócios (FGV 2010).
As empresas de pequeno a médio porte, não poderiam fica
Uma das mais importantes responsabilidades do gerente de projetos é assegurar que todas as partes envolvidas, entre elas as companhias contratadas, compreendam de forma clara e sem ambigüidade o projeto e suas respectivas atribuições funcionais. (Taylor e Watling,1972).
Conclusão
Gerenciar projetos não é uma tarefa fácil. Implantar um novo conceito, incluindo a gestão de projetos como nova metodologia é um desafio maior ainda. E a simples mudança na maneira de se trabalhar não é suficiente para se obter um bom resultado. A nova metodologia deve ser implantada de forma consistente e ser amplamente divulgada e conhecida em toda organização. Só assim os novos projetos apresentarão resultados satisfatórios, que justifiquem todo esforço, envolvimento e investimento.
O gerente de projetos deve ter autonomia e influência sobre os funcionários e departamentos. Ter liberdade para transitar, debater, conhecer os pontos positivos e negativos, conhecer a organização. Afinal, ele será o responsável por todo o processo de mudança e implantação na organização.
A melhoria na comunicação é um canal fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Dar aos líderes e membros da equipe oportunidades de diálogos, e debater suas idéias