gestao
Coordenação de Administração
Disciplina: Gestão de Pessoas I
Docente:
Discente:
4º
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO
Porto Velho-RO
29/05/2012
Introdução
A convivência e a interdependência de tarefas entre as pessoas dentro de uma organização ou mesmo no dia-a-dia pode gerar diversos tipos de relações, sejam elas, conflituosas ou não. O que irá determinar isso e a capacidade que os gestores e colaboradores têm de lidar com essas relações. Tendo por base esse ponto, o presente trabalho tem por objetivo abordar a administração de conflitos e negociação, onde será explicado e exemplificado seus conceitos e aplicação. Analisaremos os fatores que levam a geração de atritos dentro ou fora de uma empresa sejam eles entre seus clientes, colaboradores e/ou fornecedores. Por meio disto será possível avaliar os níveis, tipos e as áreas em que podem ocorrer. A visão de alguns gestores referente aos conflitos, como se a efeitos positivos e efeitos negativos, dentro da organização.
Abordaremos também os meios e estratégias para lidar com os conflitos por intermédio da negociação, serão detalhada os principais tipos e as etapas dos processos de uma negociação. Alem dos objetivos, relacionaremos ainda alguns dos erros mais comuns em uma negociação e alguns meios para uma boa negociação.
Administração de Conflitos e Negociação.
Os conflitos existem desde o inicio da humanidade e fazem parte do processo de desenvolvimento dos seres humanos. São necessários para o ampliação e crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Muitas vezes podem representar uma ameaça ao desenvolvimento dos grupos ou mesmo de um individuo, caso os envolvidos não estejam preparados para lidar com os conflitos ou dispostos a negociar. As relações pessoais abrem a porta para possíveis diferenças e discórdia no ambiente de trabalho, causando dificuldades que afetam não somente o