Gestao
As relaões entre Escolas e famílias é contextualizadas socialmente e historicamente, são decorrentes de interesses, conflitos e finalidades da sociedade na escola.
Democracia defini-se como: Povo( demo), Cracia( governo). Na atualidade compreende o regime de governo onde os dirigentes são eleitos pelo povo e o representam.
A Gestão Democrática envolve a possibilidade de organizar a escola coma participação na comunidade que ela está inserida. É umnovo modelo de organizar a escola em que se tem conselhos escolares, de classe, associação de pais e professores, grêmio estudantil, assim tendo liberdade de expressão e de pensamento por melhores condições materiais, como prédios escolares, instalações, equipamentos. Caracteriza-se Gestão Educacional “ Conjunto de ações articuladas de política Educativa ”, vem de uma administração compartilhada para promover uma educação de qualidade.
A Proposta fundamenta-se em princípios valores que concretizam nas ações
Escolares, entre esses princípios desacam-se:
• Educação para todos para superar a inclusão
• Institucionalização das decisões coletivas
• Articulação de políticas educacionais no projeto da escola
• Livre expressão da pluralidade
• Construção coletiva
Passando a Escola há ter finalidade a formação para a cidadania, tudo isso viabiliza-se na prática da Gestão escolar democrática, da participação, do compromisso individual e coletivo. A autonomia não significa vontade individual mas liberdade relacional.
1.2 As Práticas Administrativas Participantes
Participar não é exercício desordenado espontânio, antes é uma prática na negociação, do concenso que é respeitado e respeita decisões que assumam perspectivas coletivas. A organização de conselhos e de orgões com papeis, de tempo e espaço definido é a condição de plenificação democrático.
Gestão Democrático não se trata de uma proposta utópica, e sim uma condição de efetivação da melhoria da Educação.
1.3 Conselho