Xv - revolução – na indústria, agricultura, transporte xvi - “a semente que semeias outro colhe...”
XV - Revolução – Na Indústria, Agricultura, Transporte XVI - “A semente que semeias outro colhe...”
Contexto
Modificação do método de produção: - surgimento da máquina a vapor - Nascimento do sistema fabril Melhoria da alimentação e medicina – (proporcionou queda da mortalidade e aumento da demanda)
Agricultura
Melhoria da qualidade das raças – aumento do peso médio dos animais antes do abate; Evitava deixar terra em pousio – não havia mais plantação sucessiva de mesma cultura; Revezamento entre 4 culturas diferentes Enriquecimento do solo
Máquina à vapor
Nascimento do sistema fabril Aumento de produção Aumento dos lucros
Transporte
Construção de estradas; Abertura de canais; Melhoramento da ferrovia; Surgimento do Navio à vapor; Necessidade de transporte rápido, barato e regular; Ampliação do mercado interno – várias direções.
Reflexos sociais
Massa do povo trabalhador X uma percentagem de pessoas vivendo como reis;
Artesão – antes ganhavam o bastante – não conseguiram competir com o mercado industral – se submeteram às máquinas – miséria.
Reflexos sociais
Aumento da pobreza; Grandes jornadas de trabalho antes que as máquinas se tornassem obsoletas;
Excesso de disciplina nas fábricas; Mulheres e Crianças – salários menores; Exploração do trabalho infantil (órfãos).
“Pergunta: Tem filhos? Resposta: Não. Tinha dois, mas estão mortos graças a Deus. Estou livre do peso de sustentá-los, e eles, pobres criaturas, estão livres dos problemas Desta vida mortal.”
Reflexos sociais
Surgimento de novas cidades – migração das fábricas para as áreas de minas de carvão; Condições degradantes de moradia – a má qualidade de vida começou a determinar o tempo de vida; Cólera – mal do Século – transmitido pela água.
Reflexos sociais
Escola – medo de insolência perante os superiores;
Igreja