gestao e orçamento empresarial
Constatase
que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas no sentido de disponibilizar as oportunidades surgidas pela abertura dos novos mercados, porém exige, em contrapartida, uma adequação competitiva, onde a agilidade e a flexibilidade são fundamentais, como forma de diminuir os custos e apresentar produtos e serviços que superem as expectativas dos consumidores.
A evolução tecnológica e o desenvolvimento de novos métodos de trabalho representam a fronteira entre o sucesso e o fracasso.
O mercado profissional dos contadores, consequentemente, tem se diversificado, impactado por novas tecnologias, exigindo dos contadores uma adaptação ao de seu perfil profissional .
A par disso, o cenário econômico contemporâneo demanda excelência dos sistemas contábeis gerenciais das organizações, confirmando a idéia de que a informação, ao lado dos recursos humanos serão, daqui por diante, fatores diferenciais na busca da eficácia organizacional. Numa feliz coincidência isso ocorre exatamente quando a tecnologia da informação possibilita a construção de sistemas gerenciais ágeis, onde a informação pode ser levada mais perto da decisão.
O papel da controladoria como órgão administrativo, é zelar pelo bom desempenho da empresa administrando as sinergias existente entre as áreas em busca de um maior grau de eficácia empresarial.
O desenvolvimento de sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas através do seu sistema de gestão e informação é a contribuição esperada dos contadores, para apriximar a contabilidade das necessidades atuais do mundo dos negócios.
O lucro, corretamente calculado, pode ser considerado o melhor indicador do resultado e, este caracterizase pelo aumento do valor agregado ao Patrimônio Líquido da empresa, evidenciando o desempenho de cada área caracterizando e avaliando a atuação de cada gestor. Mesmo assim,