CRIANÇA, A ALMA DO NEGOCIO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
PROFESSOR (A): Vinícius Silva Santos
DISCENTE: Eliane Maria dos Santos
PERIODO: V TURNO: Noturno
ANÁLISE CRÍTICA
DOCUMENTÁRIO: CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
SINOPSE:
Criança, A Alma do Negócio é um documentário nacional de 2008. Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti e Maria Farinha Produções, trata sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes.
É um documentário simples, todo baseado em depoimentos de pais, crianças, pedagogos, pesquisadores enfim, um rol de diferentes pessoas com o objetivo de debater e questionar tanto os métodos quanto a ética que permeiam a publicidade e o consumo voltado para crianças e adolescentes, e quais os impactos que isso poderá trazer à nossa sociedade á curto e longo prazo.
REGISTRO DO CONTEXTO GERAL:
O documentário traz uma abordagem bem clara das influências negativas que o bombardeio da mídia está causando na sociedade em geral. Sim, porque o fato de estarem investindo em propagandas para a classe infantil, não significa necessariamente que este é o único fóco.
A mídia tem usado a infância como intermédio para atingir um número maior de consumidores, e já que a criança tem um grande poder de persuasão sobre os pais, acaba servindo como ponte de acesso até a classe adulta.
Segundo informações do documentário são necessários apenas 30 segundos de mídia para convencer uma criança a querer possuir determinados produtos e determinadas marcas. Fala também que 80% da influência de compra de uma casa parte dessa classe.
É possível ver alguns exemplos desses casos nos depoimentos que são dados ao longo do documentário, um exemplo especial foi de uma garotinha que tinha vinte e dois pares de sapatos e dizia sentir-se realizada comprando sapatos e roupas. Outra já estava no quarto celular e estava