Criança, a alma do negocio
O documentário Criança, A Alma do Negócio, promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes.
Criança, A Alma do Negócio, mostra a realidade em que vivemos: crianças que preferem ir ao shopping a brincar, conhecem marcas pelo logotipo, e apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos se encantam mesmo é por um pequeno bonequinho de plástico.
No Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
As crianças sempre estão pedindo um brinquedo, roupas e calçados novos, tudo por influencia da mídia que se torna cada dia mais apelativa e direcionada as crianças, é uma grande covardia da publicidade, por que não falar diretamente com os adultos que já tem consciência de seus atos? O filme mostra que a ética se perdeu pela busca do lucro e as crianças arcam com o prejuízo.
E implantado na criança um desejo de comprar que não é real dela, o desejo de comprar passa a ser mais importante do que o objeto que deseja influenciar crianças para a mídia é importante, porque as crianças estão em formação principalmente de caráter não tem um