gestao e organização
Curso: tecnologia mecatrónica disciplina: Introduçao e gestão de organizações
formandos:
Ulisses gaspar ricardo Neves
Carlos pedro
ÍNDICE:
Introdução
O termo gestão científica é habitualmente usado para designar a aplicação de um conjunto de conhecimentos obtidos pela aplicação do método científico à gestão das organizações formais.
Habitualmente, considera-se que a gestão científica tem origem no conjunto de teorias sobre as organizações formais, que se consubstanciam na Escola de Administração Científica e na Corrente Anatómica ou Fisiologista das Organizações, qualquer uma delas tendo como objectivo fundamental o estabelecimento da melhor forma de organizar e gerir as organizações, e fazendo incidir a sua análise exclusivamente sobre as variáveis internas da organização. Estas abordagens, que constituem as duas vertentes da Teoria Clássica da Administração, têm origem nos trabalhos desenvolvidos por Frederick Taylor.
Os Princípios da Gestão Científica do Trabalho tem por base ideais que tiveram e têm um impacto indelével no modo como nas sociedades humanas industrializadas, ou seja, os seus agentes se organizavam para produzir os bens de que necessitavam.
Neste trabalho tratamos dos seguintes pontos:
Explicação da teoria de gestão:
Gestão na Era Pré-Industrial:
Actor ou actores principais:
Gestão na Idade Moderna:
Conclusão
Webgrafia
Bibliografia
Desenvolvimento
A Gestão é o processo que visa atingir os objetivos e as metas de uma organização, de forma eficiente e eficaz, através de organização, planeamento, liderança e controlo dos recursos disponíveis.
Corresponde a um conjunto de normas e funções para disciplinar elementos de produção, tendo como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Gerir envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, que envolvem a aplicação de conhecimentos específicos.