Gestao por Competencias
O texto aborda sete erros de comunicação que os líderes podem cometer na gestão da mudança e que geram um risco de perda da sua legitimidade com a equipe e na organização.
1.Fazer anúncios controversos sem prepara o terreno antes
Muitas vezes quando são planejadas mudanças nos departamentos, algumas poucas informações desconexas podem se espalhar entre os funcionários e gerar rumores, desconfianças, incertezas, ansiedade além de um clima desconfortável de dúvidas e inseguranças.
Quando existir a definição de uma mudança, os gestores devem conversar com seus funcionários um a um a fim de interromper a conversa de bastidor, a famosa “rádio-peão”, e esclarecer a mudança individualmente a cada membro da equipe. Os gestores devem explicar o que a mudança significa para o departamento e para a empresa, tirar as dúvidas de cada um, para acabar com as preocupações e incertezas. Deve ainda colocar qual será o papel de cada um e sua importância neste importante momento.
2.Mentir
Muitas mudanças em uma organização devem ser preservadas e mantidas em confidencialidade até que se tenha uma definição completa de tudo que ela envolve para só assim ser compartilhada com segurança.
Até que se tenha uma definição completa de toda a mudança, muitos rumores podem ser gerados e os gestores podem ser questionados por sua equipe sobre ela. Neste momento, caso ainda a mudança não possa ser dividida com todos por completo, os gestores não devem mentir para seus colaboradores dizendo que “não sabem”, mas devem deixar claro que ainda não “podem comentar sobre o assunto”. Com isso eles estarão sendo um pouco evasivos na resposta para não levantar mais dúvidas, e perguntas para as quais não poderão compartilhar a resposta. Mas jamais devem mentir para a equipe gerando um clima de desconfiança com os gestores e fazendo com que os liderados duvidem da sinceridade e honestidade de seu líder.
3.Ignorar a realidade do poder
A realidade é essa: