Gestao por competencia
Com o mercado globalizado e cada vez mais exigente, as empresas sentem a necessidade de modificar seus sistemas de gestão, com isso a gestão por competência ganha espaço no mercado.
Segundo CARBONE (2008), a gestão por competências surgiu das dificuldades que as empresas tinham em lidar com determinadas situações. Este modelo de gestão tem a função de responder as questões que outros modelos não conseguiram; tendo como objetivo desenvolver competências e adquirir novos conhecimentos, fontes por excelência para a conquista de vantagem competitiva e sustentável. Para CHIAVENATO (2005), gestão de competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade aos negócios, suprindo lacunas ou gaps e agregar conhecimento.
Com isso, a implantação da gestão por competências é um ótimo instrumento para empresa, pois este proporciona uma visão mais ampla das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderão agregar valor à empresa, pois estas transferem seus aprendizados para a empresa em forma de inovação, criatividade, fortalecendo a excelência operacional, que traduz-se num potente diferencial competitivo. As vantagens obtidas por meio desta metodologia de gestão, dentre muitas são: * Melhora do desempenho dos funcionários; * Identificação das necessidades de treinamentos; * Alinhamento dos objetivos e metas da organização e da equipe; * Redução da subjetividade na Seleção e Avaliação de pessoas; * Motivação dos funcionários * Analise do desenvolvimento dos colaboradores; * Enriquecimento do perfil dos profissionais, potencializando seus resultados; * Melhora do relacionamento entre gestores e liderados; * Aproveitamento do máximo de produtividade de cada colaborador De acordo com CARBONE (2006), para garantir uma boa gestão de pessoas, a empresa deve seguir as seguintes etapas : começando com a formulação da