Gestao empresarial
Nunca poderemos prever o futuro, porém com o auxílio de um bom planejamento estratégico conseguimos estimar possíveis quadros de acordo com nossas escolhas, e se estas escolhas se provarem corretas a “previsão” se tornará realidade.
Todas organizações estão sujeitas a várias mudanças no macro ambiente onde estão locadas, dentre elas as mudanças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais. O planejamento estratégico é a ferramenta para buscar as melhores formas de se adaptar a essas mudanças de forma a atingir o objetivo traçado para a organização.
Quando planejamos facilitamos o controle (pois podemos controlas os objetivos alcançados e os resultados esperados), aprendemos a administrar o tempo, facilitamos a integração entre os setores da organização, clareamos o foco (o objetivo) da empresa, e buscamos formas racionais de tomadas de decisões.
O planejamento se subdivide em longo prazo, curto prazo e médio prazo. O planejamento de longo prazo (também chamado de planejamento estratégico) é o que cuida das “idéias”, procurando a eficácia da organização, já o de médio prazo é o planejamento tático, responsável por planejar e controlar as decisões administrativas e operacionais, buscando sempre a melhor eficiência das atividades (normalmente é o supervisor ou gerente médio que é o responsável por esse planejamento). Já o de curto prazo é o planejamento operacional, que define os planos para o dia-a-dia, ou seja, como serão buscados as metas traçadas.
Incluídos na ideia central do planejamento estratégico, a empresa deve definir a missão, a visão, os objetivos e políticas empresariais. A missão representa a razão de existir da empresa (quem é a empresa, o que ela faz, porque o faz), a visão é como a empresa espera chegar em um determinado tempo no futuro, os objetivos são metas, alvos que devem ser possíveis, porém desafiadores e as políticas empresariais são orientações de como os colaboradores da empresa