gestao do conhecimeto
YTALO
CARLOS JOSE LOPES DE ARAUJO – MAT.: 11026424
FABIO LIMA DA COSTA – MAT.: 11026655
ROBERTA DE FREITAS BRITO – MAT.: 11026434
RUBIA SILVA MEDEIROS – MAT.: 11026414
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento é uma área no processo de construção do conhecimento sobre as organizações e práticas organizacionais emergentes.
Poderíamos mesmo situar a problemática da “gestão” do conhecimento nas primeiras civilizações. De fato, as civilizações mais antigas sempre fizeram grandes esforços para preservar o conhecimento ganho através de experiências e reflexões ao longo do tempo.
Esta necessidade de captação, armazenamento e distribuição de conhecimento conduziu ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Para promover a memória, a preservação do conhecimento fazia uso de ritmos verbais e musicais. Contudo, estas formas de preservação apresentavam várias limitações, tais como a originalidade.
Uma revolução do conhecimento começou com a invenção do texto.
A transição da cultura oral para a escrita foi demorada e foi principalmente proporcionada pelos poetas e narradores e pelos monges que tinham a árdua tarefa de fazer cópias de manuscritos. A máquina de imprimir é considerada uma das maiores invenções que acelerou exponencialmente a disseminação do conhecimento e, a custos mais reduzidos, permitiu que chegasse às mãos do cidadão comum. Com o aumento do volume de informação, muitos grandes Pensadores ponderaram o problema de tornar a informação mais acessível e convertê-la em conhecimento. Cada novo avanço nas tecnologias de comunicação e aprendizagem aumentava a possibilidade de captação e distribuição de conhecimento e, em cada caso, demorava algum tempo a compreender as suas potencialidades e quais os requisitos de utilização. A capacidade de ler e escrever usando meios impressos proporcionou novas formas de instrução, permitiu avanços na educação