Gestao do conhecimento
José Cláudio Terra - Várias grandes empresas começam a ter este cargo formalmente em suas estruturas. Em função disso, há uma série de cursos de pós-graduação e extensão voltados para esta área.
Estado - Quando as empresas brasileiras começaram a esboçar ou criar essa profissão?
Terra - É algo relativamente recente. As grandes empresas de consultoria , principalmente as internacionais com filiais aqui, já têm esta função há muito mais tempo nos países desenvolvidos e, em muitos casos, com representantes ou responsáveis locais no Brasil. No exterior, este cargo já existe oficialmente desde meados dos anos 90.
Estado - O que esse profissional faz numa grande empresa?
Terra - Este é um profissional que trabalha tanto com gestao de informações, quanto com gestão de aprendizado e planejamento estratégico. No final das contas, este é um profissional que ajuda as organizações gerenciarem melhor seus ativos intangíveis, suas bases de conhecimento, suas competências e a monitorar o ambiente competitivo, tratando, filtrando e encaminhando informações relevantes para o negócio.
Estado - De que maneira?
Terra - O trabalho deste profissional pode se limitar a gerenciamento de portais, de bancos de dados, de mapas de competência, de banco de melhores práticas ou ter uma perspectiva bastante ampla, influenciando decisivamente os processos de inteligência competitiva, os planos de desenvolvimento de competências e mesmo o planejamento estratégico da organizaçao.
Estado - Qual a remuneraçao desse profissional?
Terra - Não tenho esta informação em termos financeiros. Posso, no entanto, ressaltar que nas grandes empresas que conheço aqui no Brasil, este cargo é ocupado por um gerente sênior. No exterior, vários destes profissionais ocupam cargos de nível de diretor com títulos como Chief Knowledge Office (CKO).
Estado- Qual a diferença entre o profissional de gestão do conhecimento brasileiro e o