gestao do conhecimento
Apresentamos o modelo “em espiral” que descreve como um conhecimento ligado a um indivíduo se transforma em conhecimento para toda a organização. Vimos, na aula passada, que, para isso, são utilizados quatro processos de transformação de conhecimento tácito-conhecimento explícito: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. Daremos aqui uma atenção especial ao processo de Externalização, porque é nele que o conceito novo é criado. A modelagem do conceito na fase de Externalização é difícil de ser representada, Nonaka e Takeuchi (2007) sugerem o pensamento por analogia e por metáfora que abordamos aqui ao lado de um princípio de pensamento visual que cabe tanto na fase de Externalização como na fase de Combinação.
Espirais são formas comuns na natureza, aparecem em diferentes escalas de tamanho e de complexidade. É comum encontrar estruturas em espiral em imagens de corpos celestes e perturbações atmosféricas, mas também em pequenos seres como alguns animais, insetos e plantas.
A forma em espiral sugere um crescimento autoinclusivo e auto-organizado.
Nesta aula, aprofundamos o estudo do modelo de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, autores do Livro-Texto da disciplina Gestão do Conhecimento.
Apresentamos o modelo “em espiral” que descreve como um conhecimento ligado a um indivíduo se transforma em conhecimento para toda a organização. Vimos, na aula passada, que, para isso, são utilizados quatro processos de transformação de conhecimento tácito-conhecimento explícito: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. Daremos aqui uma atenção especial ao processo de Externalização, porque é nele que o conceito novo é criado. A modelagem do conceito na fase de Externalização é difícil de ser representada, Nonaka e Takeuchi (2007) sugerem o