Gestao do Conhecimento
Trabalho de apresentação de Gestão do Conhecimento apresentado a professora Laís Silveira do curso de Psicologia do Capital Intelectual – Faculdade Unisa, como pré-requisito para obtenção do título Psicóloga da Organização.
.
Orientadora: Profª. Ms.Laís Silveira
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. RESUMO 01
2 INTRODUÇÃO 02
3 AS MUDANÇAS 04
4 OS DESAFIOS 05
5. A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA 06
6. O PAPEL DO RH 07
7. CONCLUSÃO 08
1. RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os conceitos para o melhor entendimento sobre a Gestão do Conhecimento nas organizações.
O conhecimento ocupa um papel estratégico nos processos econômicos e é através do conhecimento que as organizações desenvolvem competências para a realização de uma estratégia competitiva. (Fleury).
Países, empresas e pessoas com mais conhecimento, são bem mais sucedidas, produtivas e reconhecidas, por isso se tornou um grande desafio empresarial.
Palavras-chave: Desenvolvimento, conhecimento e estratégia.
01
2. INTRODUÇÃO
As organizações passam por um momento de transição do ambiente econômico, onde a gestão do conhecimento passa a ser de suma importância para o desempenho empresarial.
A velocidade das transformações e os desafios fazem com que as pessoas busquem altos patamares de educação, na busca de aprendizado constante.
A criação do conhecimento organizacional ocorre em três níveis: INDIVIDUAL, GRUPAL E ORGANIZACIONAL.
Individual – Carregado de emoções.
Grupal – Um processo social de compreensão e interpretação partilhado pelas pessoas.
Organizacional – É quando se institucionaliza as informações com base na história de vida da organização. Segundo Fleury, as experiências bem e mal sucedidas devem ficar a disposição de todos, para o auxilio na tomada de decisão.
02
O aspecto fundamental para manter-se competitiva