gestao do conhecimento e inovacoes
CAMPUS DE AQUIDAUANA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PAULA REGINA TOYOTA DE MATOS
PAULO AFONSO DE JESUS SILVA JUNIOR
TÍTULO: A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Aquidauana - MS
2013
PAULA REGINA TOYOTA DE MATOS
PAULO AFONSO DE JESUS SILVA JUNIOR
TÍTULO: A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Aquidauana – MS
2013
INTRODUÇÃO
Está-se vivenciando um momento histórico semelhante ao precedente à Revolução Industrial, em que houve mudanças de comportamento, fechamento de empresas e abertura de novas oportunidades, migração de trabalhadores do campo para a cidade, dentre uma série de mudanças estruturais que ocorreram.
Nunca a sociedade mundial, nos tempos atuais, esteve tão dependente da informação como a partir da década de 90. Na Era Industrial, o capital e o trabalho eram os fatores de produção mais importantes para qualquer organização e para o desenvolvimento de qualquer nação. Na Era do Conhecimento, os cérebros – representados pelo capital intelectual, as pessoas – e a informação são os novos fatores chaves para o cenário atual.
O mundo está passando por uma transformação, a era industrial atingiu seu auge na metade deste século e começou a perder “fôlego” a partir da consolidação dos computadores como ferramentas de processamento e armazenamento de dados.
As empresas que não se adaptarem às rápidas mudanças no cenário econômico tendem a desaparecer. Segundo Stewart (1998), “setenta e cinco por cento das empresas que figuravam na lista das 500 mais da fortune na edição inaugural em 1954 haviam desaparecido ou não eram mais fortes o suficiente para aparecer na lista no quadragésimo aniversário da revista”. Com relação ao número de pessoas ocupadas no setor industrial, a tendência é de queda. Entre 1979 e 1994, o número de pessoas trabalhando nas maiores corporações dos