gestao de pessoas nas pequenas empresas
Hoje se sabe que as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maior parte dos empregos gerados anualmente no Brasil e, por isso, são um dos principais pilares da economia. Porém, não é apenas geração de empregos mas a geração de renda realizada por essas empresas também é grande.
Todavia, no "pacote" de prioridades para os micro e pequenos empresários a gestão de pessoas ainda não figura como item principal. É um desafio cotidiano conquistar o micro e pequeno empresário. Seja pela falta de formação ou de informação, seja pelo fato de estarem às voltas com problemas tributários, com compras e pagamentos, contratação e rescisão contratual, enfim, um leque de atribuições que recaem sobre uma única pessoa. Mas, também, pela ideia de que a gestão de pessoas, enquanto processo, gera um custo muito alto.
A ideia de evitar o aprimoramento da gestão devido ao custo é, em grande parte, equivocada. É possível contratar um consultor, informar-se em empresas como SEBRAE e Associação de Micro Empresas ou contratar estagiários como ponto de partida para obter ótimas soluções em recursos humanos. A ideia é fazer chegar a informação ao micro e pequeno empresário e esclarecer que é possível gerir os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho mais humano, integrado e produtivo; para isto, basta adequar a idéia às necessidades e características da empresa.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
COMENTÁRIOS
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado