gestao de operacao
O Processo de Armazenagem Logística: O Trade-off entre Verificar e Terceirizar
Com o passar dos anos muitas mudanças aconteceram na gestão contemporânea empresarial, e de novas tendências de mercado e especulações. O obstáculo da logística atualmente é a exigência dos clientes, por melhores níveis de serviços, por melhores preços e pelo diferenciador perante outras empresas. Um princípio importante para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial é compreender como criar ou agregar valor para os clientes, ainda mais quando esse valor é agregado por competitividade. Cada vez mais os centros logísticos buscam a redução dos custos, o desenvolvimento de um sistema mais racional de armazenagem das matérias primas e insumos, maior flexibilidade e rapidez nas operações, para assim atender satisfatoriamente o mercado.
A armazenagem é uma das funções de estimado valor a logística, ela apresenta soluções para os problemas de estocagem e melhora a integração dos componentes. A redução de custos de transporte e produção, a coordenação entre a oferta e a demanda e auxiliar no processo de produção e de marketing são algumas das razoes para realizar a estocagem de produtos, estando ele em qualquer estado de produção. Os custos de armazenagem são caracterizados por serem fixos e indiretos, pois existe uma obrigação contábil que acompanhara todo o processo e a alocação é feito por rateio, os itens são contabilizados por sua função e não por suas causas naturais e se esses custos fixos forem comparados a capacidade instalada, se tornam proporcionais.
Com a constatação de que a má qualidade das informações de custos podem trazer uma serie de distorções no processo de tomada de decisão, recentemente foram desenvolvidas ferramentas novas de gestão de custos, algumas delas especificas para o gerenciamento de custos logísticos. Os gestores começaram a perceber que os sistemas de custeio utilizados distorciam dos custos dos produtos. A fixação do padrão de