gestão de operação
Projeto é um empreendimento único e não repetitivo, com prazo determinado, que visa o cumprimento de objetivos, como a construção de um imóvel, uma linha de montagem ou até mesmo uma viagem. Seu principal foco gira em torno de três variáveis: tempo, recursos e custo. Todos são fracionados e planejados de acordo com as etapas do projeto. O tempo é dividido por etapas, com data de início, fim e folga de cada atividade; Os recursos são planejados de modo a suprir as etapas estabelecidas pela análise de tempo; Nos custos são analisados os aspectos financeiros do projeto. O orçamento também é dividido entre as etapas e período de tempo.
O PERT/CPM é utilizado para a análise de tempo de um projeto. Seu principal objetivo é identificar um caminho crítico e desenvolver técnicas de avaliação e revisão de programas.
O PERT é uma ferramenta que o administrador utiliza para levantar todos os dados necessários para a resolução de um problema, em suma, ajuda o administrador a decidir com mais rapidez e na direção mais correta.
CPM é um sistema que através de flechas mostra a ligação de uma etapa do projeto à outra.
Para um bom projeto de PERT/COM devem-se considerar três fases: Planejamento, Programação e Execução. Cada uma delas deve ser estudada separadamente.
Na fase do planejamento divide-se o projeto em atividades e no sequenciamento dessas. É concluída com a confecção do diagrama de atividades.
Na fase de programação consiste em colocar as atividades divididas na fase de planejamento em um cronograma, e onde são fixados os prazos de duração, definição dos recursos e dos responsáveis por cada uma delas.
A fase de controle é a fase onde, através da utilização dos tempos disponíveis para a utilização para a execução das atividades e das informações resultantes do próprio andamento da execução dos trabalhos, pode-se prevenir e corrigir falhas, possibilidades de atraso e outros enganos que ocorram durante a execução do projeto.