Gestao de negocios
1. Contextualização do Cenário da Empresa SP
A empresa SP é uma organização pública criada recentemente para gerir o sistema previdenciário de um público específico do Estado de São Paulo.
A organização está sujeita às regras da administração pública e suas contratações se dão por meio de concurso público ou admissão de livre nomeação (comissionados). Como toda organização pública atua em um cenário político e centralizado, suas ações são pautadas sob a exigência de amparo legal.
2. Definição dos Objetivos
Com o intuito de atualizar a forma de remunerar seus empregados e tornar a organização mais atrativa financeiramente aos novos ingressantes, optou-se pela forma de remuneração variável. Foram criados a Bonificação por Resultados, apoiada em cumprimento de metas institucionais pré-estabelecidas e o Prêmio de Qualidade, apoiado na avaliação de desempenho individual dos funcionários. Cada um dos benefícios acrescentam um valor adicional à remuneração fixa, dependendo da performance institucional ou individual do período avaliado.
3. Escolha do Método
De acordo com as regras e princípios legais estabelecidos todo incremento salarial deve ser apresentado ao órgão central de políticas de recursos humanos para análise, que se aprovado percorrerá as demais instâncias da esfera administrativa e legislativa.
Desta forma a proposta de método de avaliação escolhido foi subordinada à apreciação das instâncias políticas, que fizeram as adequações que julgaram necessárias.
4. Avaliação de Desempenho – Processo Cíclico
O método e processo de avaliação aprovados prevêm um ciclo trimestral de avaliação.
A avaliação consiste nas seguintes fases:
I – Autoavaliação: processo em que o empregado avaliará o seu próprio desempenho.
II – Avaliação pela liderança: processo em que a chefia imediata avaliará o empregado sob seu comando no desempenho de suas atribuições.
III – Feedback: momento em que o superior